19 agosto 2009

facebook x orkut

recentemente, com a visita do criador do facebook, a rede ganhou atenção da grande mídia e no twitter não se falava de outra coisa. muita gente se pergunta se um dia ele irá ultrapassar o orkut e baseando-se em estatisticas há quem aposte que sim. o que até hoje é um grande mistério é porque o orkut se tornou um tremendo sucesso no país. eu tenho uma idéia (sim, com acento) do porquê. algo que eu nunca vi em nenhuma das minhas andanças pela web: a fonética.
o facebook é sem dúvida a maior rede nos estados unidos e tinha que ser. o gringo americano tem a cultura do facebook, o livro que marca o fim da high school com as fotos da turma daquele ano. estão lá a cheerleader, o campeão dos esportes, o nerd cdf etc etc. a meu ver, já existe a cultura do nome dando um enorme reforço ao site. "find me at facebook dot com".
no brasil, o nome orkut é engraçado de falar. e a massa que ri das piadas do casseta e planeta se identificou imediatamente com coisas do tipo "vou entrar no seu orkut", "no orkut dos outros é refresco". a coisa se espalhou e todo mundo tem orkut no brasil. é só conferir as estatísticas de usuários para ver que só no brasil ele se tornou tão popular. isso, popular. o orkut é popular, classe D. o facebook é high school, tv a cabo, in english e com uma interface não tão intuitiva.
pensando assim o facebook não vai passar o orkut no brasil nem tão cedo.

Nenhum comentário: