31 maio 2010

o que falta na logo da Copa 2014


o vazamento pelo portal iG da suposta marca da Copa 2014 no Brasil movimentou hoje as comunidades de criativos de design e publicidade. a marca é criação do escritório francês Richard A. Buchel e será apresentada oficialmente dia 8 de julho.

confesso que minha primeira impressão não foi de profissional. ao contrário, foi de brasileiro. aquele velho trauma: "mas porque não contratar um escritório brasileiro?" tudo bem que a Fifa é dona do evento mas uma consideração aos designers conterrâneos seria bem-vinda.

olhando de novo..
esta versão, obtida através do escritório de patentes, perde um tanto do impacto por estar sem cores e isolada do contexto de uma identidade visual. a marca é o desenho da taça formada por silhuetas que lembram mãos e me remetem também a uma planta chamada "costela de adão". "2014" está integrado a "taça" e o nome "Brazil" está na base. os traços são sinuosos e até possuem algum movimento mas que não empolgam. mesmo feita com muitas curvas, o desenho final é de uma taça... parada! onde está a empolgação do povo brasileiro fanático por futebol? a vibração do gol?

sabe o que eu acho que tem de errado com essa marca? é uma marca globalizada feita para um evento global e por isso falta brasilidade, falta a ginga.

vou especular um pouco: pode ser que o designer francês tenha visto imagens das vitórias da seleção brasileira e da relação que o povo tem com a taça. talvez as mãos representem isso: a taça que é de todo um povo. no entando essa interpretação leva a outros simbolismos como o que Milton Trajano registrou em sua charge.

um problema em marcas "globais" é a interpretação de cada cultura. "passar a mão" ou "meter a mão" são expressões com interpretação negativa na língua brasileira. repetindo: faltou ginga.

aguardarei ansiosamente pelo dia 8 de julho quando será apresentada a versão oficial da marca. e então torcer. torcer pelo Brasil.

[PS] o portal globo.com publicou a versão em cores, que não mudou nada da minha impressão inicial. uma pena.

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